Eduque financeiramente seus filhos desde cedo

Se você já ouviu de seus filhos a frase "não tem dinheiro? Então dá cheque!", é sinal de que a educação financeira em sua família começou tarde.

A educação financeira deve começar cedo, para que a criança entenda que lidar com dinheiro e tomar cuidado com a organização das contas sejam tarefas tão rotineiras quanto tomar banho e escovar os dentes.

Ela começa a perceber o papel do dinheiro na vida de seus pais ainda antes de ter total capacidade de comunicação, quando passa a observar atentamente situações como pagar uma compra no caixa da loja.

Nessa hora, sua atenção à situação observada está altíssima. Bom momento para os pais explicarem o que aquilo significa e até deixarem a criança manipular dinheiro, permitindo que ela o entregue e receba o troco. Ela se sentirá feliz de poder participar e diminuirá as chances de desenvolver uma pouco saudável relação apaixonada pelo dinheiro.

Eduque todos os dias, com naturalidade, diversão e carinho. Não faça do dinheiro um problema, já que ele é, em muitos casos, a solução.

22ª DICA DO GUSTAVO CERBASI

Consultor financeiro, palestrante e autor de livros como
o best seller Casais Inteligentes Enriquecem Juntos